Chatbots
Chatbot proativo: herói ou vilão?
Você sabe qual é a ligação de proatividade com um chatbot? Sabe como isso pode ser benéfico para o desenvolvimento de sua empresa e encantar os clientes?

O chatbot é uma das ferramentas mais utilizadas hoje pelas empresas para fornecer o autoatendimento – um dos quesitos principais para um serviço proativo -. É por meio dele que os clientes conseguem realizar uma comunicação direta com a empresa e ter esclarecimento rápido de suas dúvidas.

Agora, se a sua intenção é encantar os clientes e se colocar a frente dos concorrentes, os chatbots proativos podem ser a chave para o seu sucesso. Esse modelo se diferencia do tradicional porque com os proativos os clientes são acompanhados em suas pesquisas durante a navegação no site, levando o bot a aprender sobre as necessidades, hábitos e preferências dos clientes. Assim, antes mesmo do cliente ter uma dúvida, o bot se antecipa e envia a mensagem que o usuário provavelmente estava precisando, ou seja, autosserviço e proatividade juntos!

O chatbot proativo colabora não só com a redução das filas, mas também com o direcionamento de atendimentos complexos para departamentos específicos de acordo com as necessidades apresentadas pelo cliente – informando o caminho que deve ser seguido por ele para esclarecer efetivamente suas dúvidas -.

Desta forma, a experiência do cliente com a sua marca será aperfeiçoada – aumentando a taxa de retenção - e os serviços internos da sua companhia também. Isso porque, os agentes terão mais tempo para entender a fundo as necessidades que devem ser atendidas e oferecerão então, atendimentos ainda mais qualificados quando os mesmos forem solicitados. Porém, é necessário que seja feito um mapeamento assertivo para a implantação deste em seu site, pois uma configuração malfeita pode causar orientações equivocadas para os navegantes de seu site.

Em ambas as opções (chatbot comum ou proativo) a aproximação da sua empresa com o cliente é prioridade. As mensagens enviadas a ele devem ser totalmente humanizadas, aproximando a experiência com o real – o que fortalece o vínculo.

Agora que conhece as vantagens e entende os benefícios que uma ferramenta como essa pode trazer para o desenvolvimento da sua empresa, conheça seu herói: Droz. Com ele você terá todos esses benefícios, trabalhará com canais funcionais que oferecerão agilidade e praticidade ao seu cliente; e ainda se colocará a frente das dificuldades na jornada de compra dele. Tudo isso sem alto investimento, com a garantia de rápido retorno financeiro e aumento na taxa de fidelização!

chatbot-banner